terça-feira, 24 de maio de 2011

A quem interessa a Miséria da Educação Brasileira?

Este é provavelmente um dos assuntos que mais me interessam: Educação!
Acompanho, quando posso, vários sites e blogs que tratam de temas com os quais vejo alguma afinidade com os temas tratados aqui no Coisa Pública. Ontem estive assistindo alguns vídeos da Band News, da Globo.com, do VideoLog…
Resolvi compartilhar alguns pensamentos que me ocorreram ao assistir a um vídeo do Arnaldo Jabor a respeito da miséria da educação no Brasil, e a quem interessaria a manutenção e continuidade deste “estado de coisas” miserável.
Ele afirma que “a educação aleijada no Brasil foi um desejo desde a colônia”, o que não deixa de encontrar eco em vários ensinamentos transmitidos por professores que tive em toda a minha vida acadêmica. Mas não estamos longe demais do Brasil Colônia, para continuarmos falando dos interesses extrativistas de Portugal e a forma estratégica com que mantiveram o Brasil no escuro cultural por tanto tempo? Também já não passamos da hora de parar de reclamar que nosso país é esse caos porque foi colonizado por bandoleiros e párias que os portugueses enviavam para cá, mais a título de castigo que de colonização?
Na verdade, o Arnaldo vai muito além, quando traça um pararelo entre os interesses imperialistas da época da colônia e os interesses políticos de nossa época, tocando no que eu considero uma ferida nacional, que é a eleição do Senhor Francisco Everardo Oliveira Silva, ou apenas “Tiririca”.
Será que assim fica mais fácil compreender a quem pode interessar o caos na educação brasileira? Porque assim fica mais fácil usar um palhaço ou uma dançarina para “puxar” votos e eleger escroques que nem aparecem na propaganda eleitoral?
Ora, um livro de português distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) para quase meio milhão de alunos defende que a maneira como as pessoas usam a língua deixe de ser classificada como certa ou errada e passe a ser considerada adequada ou inadequada, dependendo da situação. Ao ver esta notícia no Jornal Nacional, da Rede Globo, sinceramente, quase chorei…
Não acredito no que estão transformando a educação neste país, e em todos os interesses eleitoreiros e de “cabresto social” que existem por traz desta mazela toda e nós apenas vemos as notícias e fatos, comentamos, lamentamos, e nos calamos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário