quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA ESCOLA

REFLEXÃO
Hoje o país vive uma realidade na qual a educação infelizmente não se encontra em primeiro lugar para a população. A concepção de educação na atualidade já é bem diferente de alguns anos atrás, o processo de melhora é lento, mas caminha – se para atingir uma educação de qualidade para “todos”. E é nessa perspectiva que todo profissional da educação deve trabalhar, sempre com o objetivo de atingir o melhor resultado, focando no aprendizado do educando, sendo este aprendizado o processo. Buscando formas, meios, conhecimentos e novas práticas para que o melhor atinja todos, sem exceção.Com esse foco percebe – se e constata – se a importância da pesquisa na educação.
            Fazer educação é, sobretudo, fazer escolhas, fazer opções: educar é, pela própria natureza, uma seleção de valores, (Amaral, 2000); e pra isso necessita – se de pesquisa, da busca por novos olhares, percepções.A pesquisa elimina o conceito de educação dominadora/tradicional, ela abre espaço para argumentação, levantamento de hipóteses, questionamentos, enfim a pesquisa é um meio muito rico de construir conhecimento.
            Portanto, entende – se como pesquisa a busca de novas idéias, palavras, pensamentos, atitudes, ver mais além, ver com outros olhos, uma busca para solucionar problemas e situações que ocorrem em sala de aula. Assim, a educação sendo um processo contínuo deve – se procurar conhecimento no íntimo de cada ser, deve – se olhar por todos os ângulos, o real das coisas não pode ser captado pelo senso comum, sem questionamentos, aceitando só um tipo de resposta. A pesquisa envolve todos os conteúdos contribuindo na construção de uma aprendizagem significativa, criando uma oportunidade de autoconhecimento, autoaprendizagem, de reflexão, expressão e crescimento pessoal.
            Diante disso, a pesquisa na escola, bem como na Psicopedagogia é de grande importância, pois ela é a soma de várias interpretações e reflexões sobre determinado assunto, é o que completa, que questiona e resolve, mesmo que não se consiga definir nada como certo e absoluto já que vive – se em um meio de constantes mudanças.
            O fato é que a pesquisa não pode ser vista como mera ocupação para o educando, pois esta, forma pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim por meio dessa busca o conhecimento será construído pelo próprio educando. Aprende – se com a pesquisa a ser um adulto crítico e sensato, sendo ela de grande importância na escola e na Psicopedagogia, pois através dos questionamentos, das indagações, inovações e do conhecimento que ela traz, confirma – se que a pesquisa é um processo de formação, de aperfeiçoamento da prática. Conclui – se que a pesquisa parte de quando adquire – se a noção de “falta”, e através dela parte – se para a ação, à procura de supri – la e assim o processo de aprendizagem se concretiza de forma significativa.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARAL, Ana Lúcia in Caderno do Professor CERP/SEE – MG – nº 6, Agosto de 2000. Belo Horizonte.

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