sexta-feira, 4 de março de 2011

Jornal Acontece de Sto. Antonio do Jardim também divulga o lançamento do livro

Caderno 2
Santo Antônio do Jardim, 4 de março de 2011, Ano 11, nº 246
“Contos de Fadas Frente à Inclusão
Escolar” é lançado com sucesso
Luciene Martins Tanaka, junto da diretora do ACONTECE, Mônica Monferdini de Oliveira, que também é pedagoga e apoiadora da educação inclusiva

‘Professora, não tem nenhuma menina loira e bonita como a Cinderela do livro aqui! A única loira aqui é você!’ ‘Também não tem nenhum menino alto e bonito, de olhos azuis e pele branquinha como a do livro!’ Essas palavras parecem que ecoam até hoje em meus ouvidos! Foi naquele dia e naquele exato momento que senti, compreendi que minha missão enquanto educadora ia além do trabalho em sala de aula e dos muros da escola. Nesse momento de ‘desconstrução do saber’, surgiram muitas inquietações: Mas afinal, qual seria o papel do leitor crítico ou do crítico leitor? Numa época em que tanto se fala sobre ‘Integração’, ‘Inclusão Social’, ‘Escola Inclusiva’, ‘Educação para Todos’; por que será que ainda deparamo-nos com atitudes diversas de professores, pais e alunos frente à Inclusão de crianças com qualquer tipo de deficiência? Essa obra foi desenvolvida com o objetivo de levar o leitor a refletir sobre as contribuições dos Clássicos dos Contos de Fadas para a construção da imagem simbólica coletiva sobre a deficiência e diferença, bem como qual sua repercussão, enquanto ‘memória social’, diante da Inclusão Escolar.
Esta é a definição da autora, Luciene Martins Tanaka, para a motivação em escrever o livro “Contos de Fadas Frente à Inclusão Escolar”, cujo lançamento aconteceu no último dia 23 de fevereiro, quarta-feira, na Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalhero” (Biblioteca Municipal de Espírito Santo do Pinhal). Luciene possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Octávio Bastos e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Psicopedagoga da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal e professora da EE “José dos Reis Pontes”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, educação e avaliação, deficiência, imagem simbólica coletiva, distúrbios do desenvolvimento e inclusão escolar. Atualmente está no último ano do Curso de Formação
em Psicanálise, pela Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise (ABRAFP) - Conselheiro Lafaiete, tendo conseguido bolsa, e já é associada à ABRAFP. O evento de lançamento iniciou-se às 20 horas com apresentação de música ao vivo, muitas fotos, entrevistas, vendas do livro e sessão de autógrafos. O local estava repleto de convidados, entre os quais: Diretores de escola, professores, alunos, autoridades municipais, escritores e, inclusive, a roteirista do programa educativo da TV Cultura “Rá-Tim- Bum”, além de familiares e amigos da autora. Entre os convidados, muita curiosidade na leitura da sinopse, e, em suas faces, claros sinais de aprovação e admiração. Para descontrair, foram servidos refrigerantes e salgados, incluindo os famosos pastéis de Laércio Martins (pai de Luciene), que deliciaram a todos. Destaque para o momento em que foi apresentada a filha da autora, Thaís Helena Martins Tanaka, de apenas 14 anos, para receber o prêmio de 1º lugar no Concurso Edgard Cavalhero - Categoria Contos. Muitos dos convidados fizeram uso da palavra, para homenagear a família talentosa, em especial as autoras Luciene e Thaís.

Matéria publicada no Jornal de Pinhal

Espírito Sto. do Pinhal  Sábado, 26/03/2011  •  Edição 848
PROFESSORA PINHALENSE LANÇA SEU LIVRO
A professora Luciene Martins Tanaka lançou na quarta-feira, dia 23, o seu livro: Contos de Fadas frente à Inclusão Escolar: a construção da imagem simbólica coletiva A noite de quarta-feira, 23, foi bastante significativa para os que gostam de literatura, pois tiveram oportunidade de prestigiar o lançamento do livro da professora e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Na Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro, Luciene Martins Tanaka, que também é psicopedagoga, lançou o livro Contos de Fadas frente à Inclusão Escolar: a construção da imagem simbólica coletiva. Na cerimônia realizada na Casa do Escritor, estiveram presentes a prefeita em exercício, Marilza Roberto da Costa; a diretora do Departamento de Educação, Lourdes Carradori Zucherato, e João Batista Rozon, presidente da casa. Na ocasião, um quarteto musical formado por Paulo Rafael Rinco Lino (violino); José Eduardo Martins Souza (flauta); José Geraldo dos Santos Martins (violão); e José Geraldo Benevides de Souza Junior (percussão) apresentou-se, dando um brilho especial ao evento.
Educação inclusiva

Luciene Martins Tanaka é filha do casal Laércio Martins e Maria Helena Carrara Martins e sempre gostou muito de escrever. A autora explica que a obra é fruto de anos de estudos, pesquisa e muita dedicação à arte de ler e de contar histórias. “Essa obra foi escrita e desenvolvida como trabalho de pesquisa durante o curso de mestrado de 2005 a 2007”.
Ela se lembra de um fato que a marcou e incentivou a escrever o livro. Durante uma aula, uma aluna questionou: “professora, não tem nenhuma menina loira e bonita como a Cinderela do livro aqui! A única loira aqui é você! E também não tem nenhum menino alto e bonito, de olhos azuis e pele branquinha como a do livro!”.
“Foi naquele dia e naquele exato momento que senti, compreendi que minha missão enquanto educadora ia além do trabalho em sala de aula e dos muros da escola. Nesse momento de ‘desconstrução do saber’, surgiram muitas inquietações: mas afinal, qual seria o papel do leitor crítico ou do crítico leitor? Numa época em que tanto se fala sobre ‘integração’, ‘inclusão social’, ‘escola inclusiva’, ‘educação para todos’ por que será que ainda deparamo-nos com atitudes diversas de professores, pais e alunos frente à inclusão de crianças com qualquer tipo de deficiência?”, diz Luciene. E ressalta: “essa obra foi desenvolvida com o objetivo de levar o leitor a refletir sobre as contribuições dos Clássicos dos Contos de Fadas para a construção da imagem simbólica coletiva sobre a deficiência e diferença, bem como qual sua repercussão, enquanto ‘memória social’, diante da inclusão escolar”. Na sexta-feira, 25, a autora ministrou palestra no Anfiteatro do Unipinhal, no bloco G e também promoveu noite de autógrafos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Filha de peixe...

A filha de Luciene e Alexandre, Thais, recebendo a premição de 1 lugar categoria Contos da Casa do Escritor Edgard Cavalheiro.
Parabéns, Thais!!!